quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Treble Bleed - Que raios é isso?



          Muitos guitarristas percebem que, quando diminuem um pouco o volume de suas guitarras, elas perdem, em muito, os agudos e um pouco da "pegada" natural da guitarra. Assim sendo, a maioria dos guitarristas optam por usar o volume da guitarra sempre no máximo, o que resulta na perda de um grande recurso, que é ter o potenciômetro de volume ao alcance da mão todo o tempo.

          O motivo de isso acontecer é simples: A corrente sempre busca por pontos de terra, e devido às características do circuito de tonalidade e volume da guitarra, sempre que o volume é diminuído, grande parte desse sinal vai, obviamente, em direção ao ponto de terra ao invés de ir pro amplificador. Entretanto, esse sinal não é “separado” igualmente, o que resulta a indesejável perda de agudos. Esse tipo de comportamento é mais facilmente percebido em single coils, devido às suas características, e é causado, basicamente, pela forma como o potenciômetro e a capacitância dos cabos atuam formando um filtro (que corta altas frequências). Em situações onde o controle de volume está no máximo, esse filtro atua apenas em frequências muito altas (não perceptíveis ao ouvido humano) no entanto, quando o volume é reduzido, aumentando assim a resistência, ele (o filtro) passa a cortar frequências audíveis. Normalmente os agudos.

          Não existem valores exatos para os capacitores usados no Treble Bleed, e isso acontece devido ao fato de não existir um padrão rígido em cima das características de cada captador, cabo, potenciômetros e, acima de tudo, das preferências de timbre de cada guitarrista. Dessa forma, atente que, ao fazer o Treble Bleed, teste vários valores de capacitores até encontrar o valor exato cujo timbre mais lhe agradar. Como referência (dica) use sempre capacitores que vão de 680pF até 2000pF.

          Existem vários circuitos de Treble Bleed, e todos atuam basicamente da mesma forma, mas em frequências um pouco diferentes dependendo da configuração. Abaixo, dois métodos que são os mais comuns e eficazes meios de como fazer Treble Bleed em sua guitarra:

Método 1: Simplesmente conectar um capacitor cujo valor pode ser qualquer um no range citado acima (680pF até 2000pF), entre os terminais que estão conectados à chave seletora e à saída. Usualmente, terminais 3 e dois do potenciômetro de volume. Conforme ilustrado abaixo:
 
Usando apenas um capacitor.

          No entanto, essa configuração pode trazer um problema; ao diminuir o volume, o som pode retornar agudo e magro demais. Para equilibrar essa equação e conseguirmos obter o som que buscamos, o segundo método poderá equilibrar totalmente o timbre onde não foi possível com o primeiro método.

Método 2: Aqui, um capacitor é conectado da mesma maneira que foi mostrada no método 1, entretanto, adicionalmente conectaremos um resistor em paralelo com o capacitor. Mais uma vez não existe uma valor exato que deve ser atribuído a esse resistor, no entanto costuma-se usar valores que variam entre 60% à 100% do valor do potenciômetro de volume. Veja o esquema na imagem abaixo:
     Capacitor + resistor em paralelo.

          Faço isso com minhas guitarras desde meados de 1995, e assim ganho uma infinidade de novas nuances de volume, sem perder agudos e a "pegada" natural do instrumento.

Obs.: Os esquemas foram tirados do site: seymourduncan.com

Um comentário:

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