sexta-feira, 8 de julho de 2016

Ímã cerâmico ou ímã alnico? Captadores...


Captadores e seus principais tipos de Ímãs. 

Cerâmicos (ferrite): são ímãs compostos de ferro, apresentam “saída” alta, ou seja, produzem um som robusto, cheio e forte. Em geral, equipam guitarras de baixo custo, por serem baratos. Não produzem nenhuma característica de timbre "especial".


          Abaixo, o de ímã cerâmico, com suas bordas "certinhas" e arredondadas. 


 

Alnico: são ímãs produzidos a partir de ligas de ferro/alumínio/níquel/cobalto, ou seja, aço com elementos de liga. Os primeiros ímãs de alnico datam da década de 1930, antecedem a criação das primeiras guitarras de corpo sólido. São utilizados tanto em single coils quanto em humbuckers. Possuem “saída” baixa,  inferior aos ímãs cerâmicos, porém, em contrapartida, produzem aquele som “estalado”, característico de uma boa strato, cheios de harmônicos e de grande dinâmica.


          Abaixo, o captador de ímã alnico, com suas bordas aparentando terem sido mal cortadas.
        




Como identificar um single coil cerâmico e um de alnico ?

Cerâmico: possui superfície com corte plano e bisotado (corte em ângulo nas bordas) e cobertura superficial protetora (zinco, níquel ou cromo) o que dá aos polos com aparência polida e brilhante. Em geral, todos os seis ímãs de um single coil cerâmico apresentam a mesma “altura”, o nivelamento é relativo à capinha plástica do captador.

Alnico: possui superfície com corte plano não tratado (sem bisotamento), ou seja, com bordas e sem polimento. Em geral, é possível ver as ranhuras produzidas pelo disco de corte no metal.Têm cor característica de aço “cru”, levemente acinzentado. Não recebem cobertura superficial e apresentam polos desnivelados horizontalmente.


Outros ímãs Utilizados:

Imãs de Neodymium: chamados de super ímãs. São produzidos através da combinação de três elementos: neodymium/ferro/boro. É o tipo de ímã mais moderno e potente ora disponível, possui as melhores propriedades eletromagnéticas. São muito suscetíveis à corrosão, assim apresentam sempre, tratamento superficial (zincagem ou niquelagem). Em termos de preço, somente são superados pelos ímãs de samarium/cobalto. São usados geralmente em captadores single coils, a pastilha do ímã de neodymium fica “ensanduichada” entre dois pinos de aço cromo/bronze, produzindo intenso fluxo magnético, superior aos cerâmicos e alnicos. Os captadores de Neodymium geram timbres limpos com boa potência de saída e sem chiados.


Neodymium.

Imãs de Samarium/Cobalto: produzidos com a liga ferro/samário/cobalto e conhecidos pela combinação Sm/Co. Apresentam excelentes propriedades eletromagnéticas e grande fragilidade mecânica, assim, deve-se evitar (a todo custo) choques e quedas dos ímãs/captadores. Os captadores feitos com o ímã Sm/Co apresentam bom nível de saída, excelentes características de timbre e boa resistência à corrosão, sendo, em geral, os mais caros captadores do mercado. Consequência de serem os ímãs de Sm/Co os mais caros dentre todos.




Samarium.



Nenhum comentário:

Postar um comentário